O GIS4Risk é uma solução SIG para empresas do ramo segurador, que têm a necessidade de medir os riscos das suas apólices. O sistema utiliza georreferenciação com o objetivo de aperfeiçoar o processo de cálculo do custo de uma apólice de seguros, usando estatísticas externas e internas.
O que é o GIS4Risk?
A solução GIS4Risk tem como base o sistema GIS4U. A solução possibilitará ao Cliente fazer uma análise de risco da sua carteira de apólices de seguro multirrisco, apoiada fundamentalmente na componente territorial.
Os registos das apólices podem ser filtrados e cruzados com outros temas, nomeadamente mapas de risco de cheia, índices de criminalidade ou cartas de risco de incêndio florestal, entre outros.
Esta capacidade é uma mais-valia na análise de risco para o seguro multirrisco habitação, quer da carteira já existente, quer na avaliação de novas subscrições. O sistema é a base para se estabelecerem mecanismos automáticos de análise de risco no processo de subscrição de novas apólices.
Principais Funcionalidades
- Visualização de cartografia: acesso a cartografia-base de várias fontes (Google, Open Street Map, MapQuest, ArcGIS Services ou mesmo da Direção Geral do Território), podendo ainda incluir outras cartografias disponibilizadas em serviços de mapa (WMS), como as municipais.
- Plataforma de serviços OGC: possibilita a pesquisa, adição e visualização de serviços WMS e a identificação e comparação de layers de serviços distintos.
- Criação dinâmica de portais e áreas temáticas: criar portais e áreas temáticas de forma dinâmica, os quais podem ser atribuídos a um grupo de utilizadores específico (e.g. um departamento) e configuração de vistas e ambiente de trabalho personalizada, por utilizador.
- Criação dinâmica de temas (formulários de registo): sempre que necessário, o utilizador pode criar um novo tema (formulário de registo/tabela), que permite a inserção de atributos alfanuméricos, com um campo geográfico associado.
- Filtros (formulários de pesquisa): Sobre os dados dos vários temas o utilizador pode fazer pesquisas com critérios alfanuméricos e geográficos, que pode gravar para futura reutilização.
- Associação de informação: permite associar ficheiros de qualquer tipo, a qualquer registo, bem como a associação de registos entre si.
- Indicadores: possibilidade de criação e configuração de indicadores geográficos pelo utilizador, sobre temas ou filtros – mapas de cores ou agregação de pontos (clusters).
- Partilha de Informação: pode exportar os indicadores obtidos no mapa como imagem, ficheiro CSV (apenas os dados, neste caso) ou incorporados num site (através de embed html).
Base de dados
Durante a instalação do sistema, existem várias bases de dados relevantes para o negócio de seguro multirrisco que podem ser carregadas no sistema. Destacamos as seguintes:
- Tom Tom (mediante aquisição):Estações de polícia, Estações de bombeiros, Aeroportos, etc..
- NASA:Dados topográficos (Altimetria 30M).
- SNIRH base de dados:Oceano, Rios, Lagoas, Barragens, Áreas de Inundação, Correntes subterrâneas.
- LNEG gráfico de solo (mediante aquisição):Dados sobre a composição dos solos.
Partilha de Informação
Os indicadores, depois de criados e configurados, podem ser exportados em CSV (tabela com valores), ficheiro de imagem (snapshot do mapa) ou partilhados em sites terceiros através de HTML embed ou perma link.
Indicadores
- Criação dinâmica e configuração de indicadores para cada tópico.
- Analisa e classifica indicadores, usando filtros e mapas de classes de cores.